top of page
  • Fabiana de Luna

O peso da culpa por ter diabetes...


Há dias eu tenho pensando comigo mesma, e me perguntado de onde vem essa culpa que às vezes eu sinto carregar em meu coração...

Mesmo tendo tantas informações, me questiono sobre o porquê de me sentir mal com alguns comentários, insinuações e até meus próprios pensamentos sobre ter uma doença que não pude sequer evitar!

E eu tenho pra mim, muito no íntimo, que todo DM1 carrega um pouquinho do peso de uma culpa que sequer existe...

Acho que tudo começa quando somos questionados, ou nos perguntamos, sobre o quê exatamente desencadeou tudo isso.... e diferente do diabetes tipo 2, o DM1 não ser prevenível!

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, que não pode ser evitável, não tem cura, e não escolhe o alvo. Qualquer pessoa pode desenvolver em qualquer época da vida, e a genética pode ajudar nisso ou não.

A coisa melhora um pouco quando passamos a estudar, pesquisar, e entender melhor a nossa condição.... ainda assim, há muitas vezes em que recebemos comentários velados de “cuidado”, ou de pura especulação, que nos colocam como vilões e responsáveis por nossa própria “desgraça”:

“comeu muito doce”

“está acima do peso”

“não pratica exercício!”

“sua culpa”

O nosso subconsciente é uma coisa extraordinária.... pois mesmo sem querer, gravamos essas mensagens e as armazenamos em alguma gavetinha do nosso cérebro e que a qualquer dia ou momento vem martelar, se manifestando de diversas formas, até mesmo física!

E é um peso, e dá um medo, é uma pontada no peito que não sei nem explicar!

E é aí que a coisa vai ficando difícil, e nem sempre podemos carregar sozinhos, e precisamos de ajuda!

Eu queria aprender a filtrar todos os comentários e julgamentos que recebo ao longo da vida sobre o diabetes... mas como ainda não consigo, eu tento ao máximo levar informações para as pessoas, explicando, e educando sobre o Diabetes.

Eu estou aprendendo a entender que, mesmo que eu faça o meu melhor, não existe uma fórmula mágica para uma condição que é influenciada por dezenas de variáveis.

Quem dera fosse fácil, mas não é!

E este é outro peso que carregamos... de acharmos que, quando algo não vai bem, como planejamos, é porque falhamos... nem sempre é assim!

Parece que erramos, e nos sentimos culpados, mais uma vez! E o diabetes nos traz essas situações todos os dias, situações que não podemos controlar por completo.

Eu não sei se existe uma fórmula mágica, mas buscar ajuda profissional de um terapeuta me ajudou muito em diversas fases da vida...

Ajudou a me aceitar como eu sou, aceitar que não houve uma outra escolha ou alternativa, isso simplesmente aconteceu e precisei aprender a viver com, e apesar disso.

Ajudou a entender que nem sempre as pessoas tem má intenção, e que informação é uma arma poderosa.

Ajudou a entender que não posso me culpar, jamais, por algo que eu nunca pude evitar. Mas que eu posso tomar minhas próprias decisões a cada dia, um dia de cada vez.

Medo do futuro? Quem não tem?

Mas não posso deixar que um sentimento ruim ocupe meus pensamentos por mais tempo do que a alegria em poder viver uma vida feliz.

Eu não tenho culpa por ter diabetes tipo 1. Ninguém tem.

Eu posso viver uma vida normal, com alguns cuidados e planejamento.

Eu posso e devo viver um dia de cada vez, sem medo do futuro, pois o futuro é incerto para qualquer pessoa.

E não, nenhum comentário sem fundamento pode tirar minha paz e a certeza que estou buscando fazer o meu melhor, mesmo naqueles dias em que parece que alface é açúcar e insulina é água!

Peso? Só se for da musculação, para ter uma vida mais saudável.

Remorso? Só se for de não ter aproveitado mais cada oportunidade de ser feliz.

Porque essa “culpa” eu não vou carregar. Não vou deixar o diabetes ser o “castigo” de um mal que não cometi. E vou tentar, todos os dias, aprender uma lição com tudo isso.

197 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page