Tratamento do Diabetes

Antes de iniciar qualquer tratamento, é imprescindível que o paciente procure um médico (endocrinologista) para receber o diagnóstico correto e, desta forma, ter a prescrição correta para o controle do diabetes.

Cada tipo de Diabetes exige um cuidado e/ou medicamento diferente, levando em consideração as particularidades de cada paciente.

Um planejamento alimentar, associado a atividades físicas e medicação correta farão parte do controle diário do diabetes.

Converse com o seu médico, entenda o seu problema, e siga suas orientações. Jamais faça uso de medicamentos ou dietas por conta própria.

O que são hipoglicemiantes orais?

São medicamentos que são tomados por via oral, que por diferentes formas, dependendo de sua classe, provocam uma diminuição da glicemia plasmática (nível de açúcar do sangue). Dessa forma, são medicamentos largamente utilizados no manejo do Diabetes Melitus Tipo 2. Permitem seu controle e evitam complicações inerentes a essa doença.

Fonte: Diabetes Center

O que é insulina? Quais os tipos existentes?

A insulina é um hormônio, produzido pelo pâncreas, que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Sem insulina é impossível que a glicose presente no sangue passe para dentro das células, onde se transforma em energia quando associada ao oxigênio.

A insulina funciona como uma "chave" para que as células "abram suas portas" e deixe a glicose entrar.