Atividade física e o Diabetes

Os exercícios físicos, juntamente com os medicamentos e alimentação saudável, são grandes coadjuvantes no controle do Diabetes.

A prática de atividades físicas não somente ajuda a controlar a glicemia, como também pode prevenir diversas outras doenças relacionadas ao acúmulo de gordura no organismo.

Os principais tipos de exercícios recomendados para os diabéticos são os aeróbicos, os quais movimentam bastante os músculos: caminhada, natação, corrida, hidroginástica, ciclismo... Estes tipos de exercícios ajudam a aproveitar a glicose existente no organismo, ajudam a reduzir a resistência insulínica, bem como reduzir também a gordura visceral (aquela encontrada em volta dos órgãos vitais como coração, fígado e rins).

No entanto, nenhuma atividade física deve ser iniciada sem recomendação médica. Assim como a alimentação, as atividades físicas devem ser avaliadas por um médico, e acompanhadas por um profissional de saúde, para evitar problemas maiores decorrentes de outras complicações.

No caso da pessoa com Diabetes, alguns cuidados devem ser tomados para a prática de atividades físicas. De um modo geral, deve-se prestar atenção:

- roupas e calçados confortáveis – para evitar machucados durante os exercícios;

- fazer um lanche leve antes de iniciar as atividades, de modo a evitar a hipoglicemia;

- glicemia controlada – não deve estar muito baixa no início das atividades, para evitar hipoglicemias, nem muito alta (acima de 250mg/dl), pois a mesma pode subir;

- monitorar a glicemia durante as atividades para fazer a correção necessária durante os exercícios;

- carregar sempre uma fonte de glicose para tratar os episódios de hipoglicemia, caso ocorram;

- alimentar-se corretamente após os exercícios, evitando hipoglicemias noturnas.

 

Converse com o seu médico e preparador físico, realize os exames necessários para avaliar sua condição física, e MOVIMENTE-SE!