O QUE SÃO DOENÇAS AUTO-IMUNE?
O sistema imunológico é responsável em defender nosso organismo contra corpos estranhos e doenças, deliberando um batalhão de células de defesa cada vez que corpos estranhos são identificados e ameaçam nossa saúde (bactérias e vírus, por exemplo), e também de males internos, como alterações celulares. O sistema imunológico é a DEFESA do nosso corpo!
Nosso sistema de defesa tem um grande trabalho diário, e enfrenta a complexidade em distinguir entre os elementos que compões nosso organismo:
a) o que é danoso ao organismo, como vírus e bactérias; b) o que faz parte do nosso próprio corpo, como células, tecidos e órgãos; c) o que não é naturalmente nosso, mas não causa danos, como, por exemplo, alimentos que entram no corpo pela boca.
Toda vez que o sistema imunológico se depara com alguma substância estranha, que ele interprete como potencialmente danosa, ele passa a produzir células de defesa e anticorpos para combatê-la. Toda substância estranha capaz de desencadear uma resposta imunológica é chamada de antígeno.
No entanto, o nosso sistema imunológico pode se confundir, e por razões ainda não identificadas, pode atacar nosso próprio corpo, ou parte dele, como se fosse um corpo estranho. Daí surgem as doenças auto-imunes, que são desencadeadas pela ação errônea de nosso sistema de defesa contra o nosso próprio corpo.
O que desencadeia esta reação (gatilho) ainda é desconhecida, e pode ser diferente de um indivíduo para outro, mesmo dentro da mesma família.
Acredita-se porém que os portadores de doenças auto-imunes possuem fatores genéticos que desencadearam as doenças, e estão mais suscetíveis a desenvolverem outros tipos de doenças auto-imunes. Além disso, quem tem algum familiar como pais ou avós diagnosticados, deve ficar atento aos sintomas e aparecimento de uma doença auto-imune, uma vez que o risco é maior.
Uma curiosidade é que é estimado que 75% dos portadores de doenças auto-imunes sejam mulheres, e apenas 25% homens.
Cada doença auto-imune tem seu diagnóstico com exames específicos e é preciso cuidar da doença pro resto da vida. As doenças auto-imunes, qualquer uma, ainda não possuem cura.
QUAIS AS PRINCIPAIS DOENÇAS AUTO-IMUNE CONHECIDAS?
As principais doenças auto-imunes, ou mais conhecidas, encontram-se na lista abaixo. No entanto, já foram identificadas mais de 100 doenças consideradas auto-imunes, e você pode consultar aqui a lista completa.
1) Lúpus: afeta a pele, rins, cérebro, articulações como demais órgãos.
2) Esclerose Múltipla: afeta o cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central).
3) Psoríase: afeta a pele causando lesões avermelhadas e descamativas. Pode agredir o coro cabeludo, cotovelos, joelhos, pés, mãos e unhas
4) Tiroidite de Hashimoto: afeta diretamente a glândula da tireóide, comprometendo a produção dos hormônios fabricados por ela.
5) Vitiligo: causa a perda gradativa da pigmentação da pele, causando manchas em todo corpo.
6) Diabetes tipo 1: leva ao organismos a não produzir a quantidade necessária de insulina e com isto, o nível de glicose no sangue fica elevado.
7) Doença Celíaca: leva à intolerância ao glúten, substância encontrada no trigo, cevada, centeio e seus derivados como massas, pães, pizzas e etc.
8) Artrite Reumatóide: afeta principalmente as articulações podendo levar à perda da função.
9) Doença de Graves: leva à superatividade da tireóide, causando o que chamamos de hipertiroidismo.
10) Anemia Hemolítica: causa a baixa concentração de glóbulos vermelhos no sangue, com número menor do que o necessário.
COMO ACONTECE O DIABETES TIPO 1?
Por algum motivo o "gatilho é disparado" em uma pessoa que já tem uma tendência ou sofre de fatores externos, e então o organismo passa a atacar o pâncreas, e o resultado é o Diabetes tipo 1.
Mas isso não acontece com todo o pâncreas, mas somente com as células BETA, que produzem insulina.
O pâncreas tem diversas funções no sistema digestivo. Sua parte exócrina (como órgão) tem função de produzir o suco pancreático, indispensável no processo de digestão dos alimentos.
Sua parte endócrina (como glândula) é responsável por produzir alguns hormônios, como insulina e glucagon. A insulina e o glucagon são produzidos pelas células Beta e Alfa, ambas no complexo celular chamado de Ilhotas de Langerhans (nome do cientista que descobriu/identificou estas células).
Quando o diabetes tipo 1 acontece, quer dizer que o sistema imunológico atacou as células BETA que estão situadas nas ilhotas de Langerhans, dentro do pâncreas.
Fontes consultadas:
https://www.aarda.org/
http://revistagalileu.globo.com
https://biosom.com.br/blog/saude/doencas-autoimunes/
http://www.mdsaude.com/2008/10/doena-auto-imune.html
http://www.nedai.org/doencas-auto-imunes/